quinta-feira, 10 de março de 2011

O GLAMOUR DO CHÁ DA TARDE!


Aristocrático, o chá da tarde remete a imagens glamourosas. “Lembramos logo dos ricos salões europeus das cortes do século XVII, com todo o ‘mise en scène’ de homens e mulheres elegantes, servidos por ‘valets’”, descreve Fernando Rezende, gerente geral da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa. O costume continua elegante e é simples de ser organizado.
Farto em guloseimas e bebidas, o chá da tarde segue regras. O chef Renato Freire, da Confeitaria Colombo, conta que a forma de servir é ordenada. “Começamos com os salgadinhos, depois os sanduíches e por fim, os doces”. A explicação é simples. “Começar com os doces fica enjoativo”.
A bebida requer cuidados no preparo. “Nunca deixe o chá ferver. O ideal é aquecer a 90 graus, porque a água fervente tira os elementos voláteis do chá e com isso o aroma e o sabor”. Freire ainda revela um truque para deixá-lo mais saboroso: “pingar uma gotinha de limão realça o sabor. A acidez da fruta deixa o gosto do chá mais pronunciado”. A bebida deve ser servida com a xícara quente.


Hora certaObedecer a hora do chá tem uma razão: “A hora ideal para tomar o chá é à tarde, não à noite, pois ele tem cafeína e pode tirar o sono”. E para quem se animou em organizar um, aqui vai umas dicas de ocasiões: “aniversários, reuniões de amigas, chás de bebê e chás de panela,ou para você mesma."
fonte:GNT